Back

Barbosa integra grupo contra resistência antimicrobiana

Grupo Internacional

Barbosa integra grupo contra resistência antimicrobiana

Objetivo do grupo é elaborar orientações para assegurar uma ação global, eficaz e sustentável, para enfrentar a resistência a antimicrobianos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 06/03/2017 16:51
Última Modificação: 02/03/2018 16:23

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, aceitou convite da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar um grupo ad hoc de coordenação interagências sobre resistência antimicrobiana. O objetivo desse grupo internacional de especialistas é elaborar orientações práticas sobre as abordagens necessárias para assegurar uma ação global, eficaz e sustentável, para enfrentar a resistência aos antimicrobianos.

Para formar o grupo, uma das deliberações da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a resistência antimicrobiana, realizada em 21 de setembro do ano passado, a ONU delegou para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) criarem esse grupo de peritos. A equipe será presidida conjuntamente pelo Gabinete Executivo do Secretário-Geral da ONU e pela OMS.

Caberá ao Secretário-Geral da ONU submeter à apreciação dos Estados-Membros da instituição um relatório sobre a implementação do grupo de peritos internacionais, além dos desenvolvimentos futuros e recomendações estabelecidas, tendo em conta o plano de ação global sobre a luta contra a resistência antimicrobiana.

Prevê-se que o Secretário-Geral possa anunciar a constituição do grupo ainda nesta primeira quinzena de março, tendo uma primeira reunião em abril ou início de maio.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!